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19 abril 2014

Atibaia - Ontem e Hoje!

A fila das Comets na decolagem - rumo às nuvens. foto Internet 
     Ainda estamos em pleno Outono,e os dias mais frios aqui no Sudeste nos indicam que  teremos um Inverno rigoroso este ano.  Os ventos de noroeste em nossa região, nos remetem à Atibaia e à  lembrança de grandes momentos do voo livre num dos mais belos sítios de voo, a Pedra Grande de Atibaia!



     A primeira vez que a vi de frente - da área do pouso, o atual condomínio Flamboyant era uma imensa pastagem.  Havia muitas árvores.  As terras ainda não tinham sido transformadas em grandes loteamentos!

Oleg e sua Cirrus - 1977.
     As asas mais modernas que eu vi pousar, foram as dos pilotos Oleg (Cirrus) e Piero Papini (Exo7).

Asa Mosquito - foto Silvio Matos
      Mais tarde, quando fiz meu primeiro voo da pedra, foi numa asa Mosquito.



     Algum tempo depois,  eu também estava voando uma Exo7..

     A quantidade  de pilotos frequentadores  da Pedra Grande  foi crescendo lentamente!  Com os torneios de inverno realizados nos anos 70/80, o esporte foi amplamente divulgado.



     Quando as primeiras Atlas e Megas surgiram, um grande salto na técnica de voo e aproveitamento das correntes ascendentes (térmicas)  permitiram aos voadores se aventurarem em voos mais altos e distantes.

A era das asas com cross flutuante - Foto Silvio Matos
     Com a chegada das Comets um novo capítulo na história de Atibaia foi escrito!  Um grupo de voadores ( Cacá, Aroldo Ito, Mauro Pannunzio, Ítalo Cesar, Cesar Arede,  Beto Cantusio e outros), frequentemente entubavam -  entravam  nas nuvens - e para alertarem os colegas em voo, utilizavam um apito.  Era muito comum, quando a gente chegava próximo de uma nuvem, ouvir um "festival de apitos"!

     Nos anos oitenta,  a liberdade de voar em qualquer altura e direção, era plenamente permitida.

Beto Cantusio - Asa Sensor -Foto Silvio Matos
     O primeiro voo de longa distância foi  realizado pelo piloto Beto Cantusio voando uma Comet- da Pedra Grande a Itaquaquecetuba - SP.  Em seguida, Mauro Pannunzio realizou também, um voo semelhante.  Álvaro Vulcano Jr, o Vulca, com sua Comet azul, voou até Americana-SP.

     A rota Pedra Grande - Litoral Paulista, tornou-se conhecida de muitos pilotos, principalmente do Beto Cantusio, até que o piloto Luis Roberto Formiga foi mais longe, estabelecendo uma nova marca para Atibaia, voando na direção norte - interior do estado  de Minas Gerais!

Asa Sensor 180.  Grande demais para meu peso, mas de excelente performance  em voo.
      As mudanças continuaram e chegaram as asas Sensor - de pontas arredondadas - modificando um pouco o estilo de pilotagem.  Alguns  pilotos não se adaptaram ao novo jeito de pilotar aquelas asas, que aos poucos foram  se tornando comuns,  principalmente, pelo lançamento das cópias  fabricadas no país.

     Os que apostaram no novo modelo - pontas  arredondadas - estavam certos.  Aquelas asas estabeleceram um novo designer e  nova performance - somados às modernas tecnologias e novos materiais utilizados hoje -  revolucionaram a  arte de voar, elevando as asas de voo livre à categoria de verdadeiros planadores! 

     O cenário do pouso de Atibaia sofreu severas mudanças como vemos nas fotos abaixo!

Foto Shoiti Hori 

Foto Ricardo de Paula

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